quarta-feira, 3 de novembro de 2010

Pontuação

  • Ponto (.) — Usa-se no final do período, indicando que o sentido está completo. Também usado nas breviaturas (Dr., Exa., Sr.).
Exemplo: Ele foi ao médico e levou uma injeção[[.]]
  • Vírgula (,) — Marca uma pequena pausa no texto escrito, nem sempre correspondente às pausas (mais arbitrárias) do texto falado. É usada como marca de separação para: o aposto; o vocativo; o atributo; os elementos de um sintagma não ligados pelas conjunções e, ou, nem; as orações coordenadas assindéticas (não ligadas por conjunções); as orações relativas; as orações intercaladas; as orações subordinadas e as adversativas introduzidas por mas, contudo, todavia, entretanto e porém. Deve-se evitar o uso desnecessário da vírgula, pois ela dificulta a leitura do texto. Por outro lado, ela não deve ser esquecida quando obrigatória...
Exemplo: Andava pelos cantos, e gesticulava, falava em voz alta, ria e roía as unhas.
  • Ponto e Vírgula (;) — Sinal intermediário entre o ponto e a vírgula, que indica que o sentido da frase será complementado. Representa uma pausa mais longa que a vírgula e mais breve que o ponto. É usado em frases constituídas por várias orações, algumas das quais já contêm uma ou mais vírgulas; também para separar frases subordinadas dependentes de uma subordinante; como substituição da vírgula na separação da oração coordenada adversativa da oração principal.
  • Dois pontos (:) — Marcam uma pausa para anunciar uma citação, uma fala, uma enumeração, um esclarecimento ou uma síntese.
  • Ponto de interrogação (?) — Usa-se no final de uma frase interrogativa direta e indica uma pergunta.
  • Ponto de exclamação (!) — Usa-se no final de qualquer frase que exprime sentimentos, emoções, dor, ironia, surpresa e estados de espírito.
  • Reticências (…) — Podem marcar uma interrupção de pensamento, indicando que o sentido da oração ficou incompleto, ou uma introdução de suspense, depois da qual o sentido será completado. No primeiro caso, a seqüência virá em maiúscula -- uma vez que a oração foi fechada com um sentido vago proposital e outra será iniciada à parte. No segundo caso, há continuidade do pensamento anterior, como numa longa pausa dentro da mesma oração, o que acarreta o uso normal de minúscula para continuar a oração.

quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Variedades Linguísticas

Toda língua possui variações linguisticas. Elas podem ser entendidas por meio de sua história no tempo (variaçoes históricas) e no espaço (variação regional). As variações linguísticas podem ser compreendidas a partir de três diferentes fenômenos.

1) Em sociedades complexas convivem variedades linguísticas diferentes, usadas por diferentes grupos socias, com diferentes acessos á educação formal; note que as diferenças tendem a ser maiores na língua fala que na língua escrita;

2)Pessoas de mesmo grupo social expressam-se com falas diferentes de acordo com as diferentes situações de uso, sejam situações formais, informais ou de outro tipo;

3) Há falares específicos para grupos específicos. como profissionais de uma mesma área (médicos, policiais, profissionais de informatica, metalúrgicos, alfaiates) jovens, grupos marginalizados e outros. São as gírias e jargões.

Assim, além do português padrão, há  outras variedades de usos de língua cujos traços mais comuns podem ser evidenciados abaixo.




Uso de ''r'' pelo ''l'' em final de sílaba e nos grupos consonantais: pranta/planta; broco/bloco.


Alternância de ''lh'' e "i": muié/mulher; véio/velho.


Tendência a tornar paroxítonas as palavras proparoxítonas: arve/árvore; figo/fígado.


Redução dos ditongos: caxa/caixa; pexe/peixe.


Simplificação da concordância verbal quando o sujeito vem depois do verbo: ''chegou'' duas moças.

Uso do pronome pessoal tônico em função de objeto (e não só de sujeito):
Nós pegamos ''ele'' na hora.

Assimilação do ''ndo'' em ''no'' (falano/falando) ou do ''mb'' em ''m'' ''tamém/também''.


Desnasalização das vogais postônicas: home/ homen.

Redução do ''e'' ou ''o'' átonos: ovu/ovo; bebi/bebe.


Redução do ''r'' do infinitivo ou de substantivos em ''or'': amá/amar; amô/amor.

Simplificação da conjugação verbal: eu amo, você ama, nós ama, ele ama.



Agradecimentos, a VOCÊ QUE LEU NOSSO ARTIGO!